My first app in AppyBuilder

Hi ALL,

Just to inform all of you that I have my first app made in AppyBuilder. It’s a Sales Force which uses MySQL as the remote database. It’s has a very simple UI. I’m very happy with the results. Here some screenshots:

I won’t share the APK due a contract that I have with my client who is the owner of this app.

I would like to say THANK YOU to @Hossein, @Andres_Cotes, @CarlosPedroza27 and others that helped me a lot with my doubts.

Very clean design. Nice.

Wow, nice app, congrats…

I think you can use deeper blue for better contrast since you use white as color font.

But, that is a matter of preference, of course…:smile:

Thanks, @Ronin. I am using this kind of blue based in the blue which is in the logo. The deeper blue that exists in the logo I used as background in the sidebar. But I’m not a designer, so, I accept ideas…

Olá Kleyber, tudo bem?? primeiro parabéns pelo App, visual ficou realmente mt bonito…Agora queria saber se teria como dar umas dicas…seu app usa banco de dados remoto…mas vc salva localmente e depois envia?? estou tentando fazer isso e não consigo, estou salvador localmente meus dados e não conseguir ainda enviar para minha base de dados online…teria como ajudaR?

Olá @Vinicius_Saraiva

Bem, eu tenho duas versões desse app. A primeira, que é esta que está neste post, usa somente o MySQL remotamente, sem gravar nada local. Já tenho um segundo app (My App version 2.0) no qual já gravo dados em um banco local SQLite e também envio dados do banco local para o banco remoto.
Pra poder te dar uma melhor idéia, me diga como você está salvando teus dados localmente…

Opa, grato pelo retorno. Bom eu estava usando o thunkable e salvando localmente com o tinydb…como estava tendo alguma dificuldade na sincronização e fazendo pesquisas vi o appybuilder e que ele já tinha o sqlite…ai estou começando a refazer no sqlite…na verdade copiando e colando pq exportar deu erro…mas minha idéia é essa…onde vou usar o app geralmente n tem internet…então salvar local e quando tiver rede…geralmente no fim do dia sincronizar com o mysql no servidor de hospedagem

Certo. Bem, para minhas pesquisas eu li este post do Taifun (https://puravidaapps.com/mysql.php) para entender como fazer as requisições em PHP que serão executadas a partir de requisições do app. Depois usei o SQLite para receber essas informações do MySQL e usar enquanto não se tem acesso à internet. Na hora da venda, se houver internet o app envia direto para o MySQL, se não houver, grava no SQLite e depois quando tiver internet o usuário pode depois enviar para o MySQL remoto.

Para o SQLite, dá uma olhada no exemplo que o @CarlosPedroza27 deixou sobre o SQLite ( SQLite extension) que é o mesmo SQLite já oferecido aqui pelo AppyBuilder. Veja que no caso dessa extensão SQLite, os comandos são executados assincronamente e isto muda um pouco o pensamento no momento de usar. O esquema que fiz foi basicamente o seguinte:

• Na instalação do aplicativo: Entra em uma tela para poder baixar os arquivos do banco MySQL e gravá-los no SQlite

• No meu sidebar, deixei as opções de baixar novamente cada tabela, sempre que houver necessidade de atualizar a tabela em SQlite;

• No app, uso somente o banco SQLite local para fazer todas as pesquisas, vendas, etc. Somente na venda, na hora de enviar o pedido é que o app checa se tem internet e se tiver, envia logo o pedido diretamente para o MySQL remoto. Se não, grava localmente no SQLite para que se possa enviar através de uma tela específica para isso.

Em caso de dúvidas, vamos nos falando.

Estou aqui até agora estudando…valeu mesmo pelo feedback…a ideia é essa mesmo, a diferença é que n vai checar automático se tem internet…porque geralmente não tem mesmo, então, deixar uma tela pra sincronização ao fim do dia…

Vi no seu post que você usou as extensões SqliteAddons e PedrozaSqlite1, não seriam a mesma coisa? qual a diferença entre elas?

E a parte da transferência, você faz uma consulta no banco, joga em um componente web e manda pro arquivo php inserir no mysql?? essa foi a parte que ficou menos clara para mim.

Só mais uma coisa, teria algum aquivo de exemplo para eu dar uma estudada? eu já tinha importado esse exemplo do Carlos Pedroza que indicou porém dá alguns erros que n consegui identificar…

Mais uma vez grato pela atenção e pelo apoio.

A extensão PedrozaSqlite1 é a extensão do SQLite em si. Já a SqliteAddons possui algumas funções auxiliares para a extensão do SQLite.

Vamos lá: Eu criei em PHP algumas funções que fazem as leituras que preciso no banco de dados, tipo: uma função para ler os clientes, outra para produtos etc. No meu app, eu envio o link de onde está essa consulta via POST e a função em PHP recebe essa chamada e devolve os dados para o App em JSON. Daí eu faço o tratamento em JSON no meu app para colocar em uma listview, por exemplo.

Não tenho nenhum arquivo de exemplo aqui, pois o app é de propriedade da empresa que me contratou para desenvolver. Mas você pode ir postando tuas dúvidas e creio que até mesmo o @CarlosPedroza27 pode ajudar nas dúvidas.

Valeu pelos esclarecimentos, quanto ao exemplo era tipo o dele mostrando a funcionalidade pra um melhor entendimento não o app da empresa :), mas valeu mesmo…

Tira uma dúvida, a lógica seria essa? fiz como teste…mas n sei se a ideia é essa…e tentei pegar os dados por um customlistview para ter certeza que as informações estão sendo salvas na tabela porém não consegui…
Para exibir em um componente chamo a função consulta correto? mas tentei atribuir de qualquer forma e não foi, continuar quebrando a cabeça…e mais uma vez agradeço demais a ajuda